tcoe-masthead

Acesso aos recursos naturais , bem-estar de missas e de Promoção de Agricultura Sustentável , um Diálogo

Mais de cinqüenta pessoas juntaram-se em Nova Deli , em 28 e 29 de fevereiro de 2014 para um diálogo sobre o acesso aos recursos naturais , o bem- estar das massas e para a promoção da agricultura sustentável. A conferência, organizada pela Universidade Jawaharlal Nehru ( JNU ) e ActionAid Índia , reuniu líderes do movimento da Ásia, África e América Latina, acadêmicos e organizações não governamentais.

Dia 1was aberto por Sandeep Chachra , que falou sobre o trabalho que AA tem vindo a fazer na reforma agrária e recuperação de terra ao longo dos últimos anos, e com o recente ressurgimento da luta pela terra . Ele reiterou o objetivo da conferência , que era para compartilhar estratégias para a construção de uma narrativa compartilhada sobre os desafios externos críticos e resistência montados por camponeses , mulheres rurais, pescadores , pastores , pequenos produtores e comunidades e movimentos de sem-terra ; strategising em torno da construção de um movimento agrário para reforma agrária , distribuição de terras , produção e distribuição com os direitos das mulheres à terra em seu núcleo alternativo , e olhando para trás, sobre o envolvimento da ActionAid com os movimentos sociais , as experiências mútuas e identificar as melhores formas possíveis para o envolvimento futuro.

A agenda começou com um discurso por Praveen Jha, professor do Centro de Estudos de Economia e Planejamento em JNU , eo endereço por Aruna Roy . Professor Jha definir o cenário para a conferência e destacou a importância de se ter uma plataforma comum para lidar com a questão agrária . Hedescribed o contexto em que nos encontramos , em que os interesses corporativos em terra estão aumentando em todo o mundo e cada vez mais terra está sendo perdida sob as leis e contratos nacionais com multinacionais . Notou-se que estamos hoje a assistir a um enorme ataque sobre os ativos que pertencem à sociedade em geral, e que o "o Estado tornou-se um corretor para o mundo corporativo , em vez de para o povo" . Neste contexto, Aruna Roy destacou a " importância de unir as mãos transnacionalmente , assim que nossas batalhas não são perdidas. "

" Cada momento é uma revolução " : A importância de alternativas foi enfatizado nesta sessão , e da necessidade de trabalhar no sentido de estes se queremos derrubar os erros existentes. Nós precisamos " lutar , serviço e construir um paradigma alternativo para o desenvolvimento. . Nós não precisamos apenas de críticas , precisamos de alternativas " O orador questionou como nós, grupos e movimentos , poderia se reúnem para discutir essas alternativas a nível nacional - e desenvolver a nossa própria agenda em this.The discurso foi seguido por um painel sobre questões contemporâneas agrária , movimentos e perspectivas na Índia. Palestrantes de diferentes movimentos em todo o país falou sobre as lutas por recursos de propriedade comum , os direitos da terra para as comunidades agrárias ; direitos da terra para as comunidades indígenas e dalit ; agroecologia ; os problemas enfrentados pelas comunidades populares de Fisher; as lutas por florestas e recursos naturais eos questão agrária no Nordeste da Índia.

" Quando olhamos para a política e os processos e analisar estes , estamos fazendo a nós mesmos um desserviço se evitar a questão das mulheres . " A tarde começou com uma sessão de Jayati Ghosh de JNU sobre a questão agrária contemporânea, com referência às mulheres na Índia, que seguiu-se uma discussão aberta . A integração dos direitos das mulheres foi enfatizado como anothercrucial aspecto da questão agrária e que este deve ser o ponto de partida para a construção de alternativas . O palestrante observou que era " impossível de- ligação a questão agrária a partir de questão da mulher " .
Os painéis de discussão continuou durante a tarde com um painel sobre as questões agrárias contemporâneas , os movimentos e perspectivas globally.Speakers incluído Francisco Antonio de MST na luta pela / movimento em direitos à terra no Brasil , Daniel Pascual do CUC em resistir aquisições de terras injustas e desapropriação em Guatemala e Esther Penunia na construção de movimento familiar das mulheres e agência nas Filipinas. O painel de discussão foi concluída com a apresentação de Nelson Mudzingwa de ZIMSOFF , discutindo a agroecologia como um caminho para a soberania alimentar na África Oriental e Austral .

" Há uma guerra lá fora" : Praveen Jha fechou o primeiro dia com um discurso destacando os desafios que enfrentamos em nosso pensamento em torno da questão agrária , e como podemos gerar discursos relacionados com a agricultura . Ele falou da dificuldade em equilibrar direitos individuais e comunitários , e questionou se é possível pensar em um compromisso significativo com as nossas perguntas agrárias , em um quadro de política neo- liberal. Professor Jha perguntou se era possível que os exemplos que discutimos nas sessões de painéis poderia surgir projectos viáveis , de forma sustentável , eo que precisamos fazer para levar isso adiante . Ele concluiu com a afirmação de que a conceptualização e enquadramento da questão agrária é crucial , pois é somente com projetos nacionais , soberanos e democráticos que podemos resolver todas estas questões .

2began Day com alto-falantes do painel sobre os movimentos sociais , as ONGs e os instrumentos políticos em seus respectivos regions.Speakers de Gana , África do Sul , México , Jordânia e Indonésia destacou a situação, desafios e possíveis soluções em seus países. Uma discussão aberta seguiu as sessões de painéis , onde a importância de um avanço de colaboração , e se conectar com outras lutas - foi enfatizado - particularmente a nível nacional .

Os participantes , em seguida, quebrou em grupos regionais para identificar as principais áreas de colaboração e de encontrar oportunidades claras tangíveis para a construção de alianças e de olhar para a forma como ampliar essas colaborações para abordar especificamente o direito à terra e agroecologia . Para a África , o grupo reiterou a necessidade de fortalecer os movimentos e redes nacionais , para uma análise comum em toda a África , uma abrangente , em vez de abordagem única questão , e a ampliação de uma agenda comum entre alianças e redes . Eles identificaram oportunidades e ameaças nos APE , a New Alliance, CAADP e AGRA . O grupo afirmou thatthere Índia era uma necessidade de esclarecer por que estamos lutando pela terra - onde queremos ir com esta luta ? O grupo discutiu a necessidade de uma ideologia política clara de se opor a agenda neo -liberal, e da necessidade de trazer as lutas setoriais em uma plataforma comum. Mobilizações populares fortes e edifício de apoio / capacidade para estes era necessário, ao lado de advocacia e lobby para defender os direitos das comunidades . Ligações fortes entre os movimentos existentes a nível regional e alianças a nível global também foram fundamentais para success.Latin América afirmou que a oportunidade mais importante era trabalhar em alianças existentes , e para estes a se unirem. A necessidade de políticas nacionais que vão contra a privatização da terra foi enfatizada eo grupo solicitou que o apoio da ActionAid em movimentos nacionais e internacionais de terra que trabalham para os direitos dos agricultores e permitir o debate e discurso para compartilhar idéias de agricultores na terra . Além disso , a ActionAid poderia apoiar esses movimentos por meio da consolidação de documentação e pesquisa existente e em curso em torno de movimentos indígenas na América Latina. O último grupo da Ásia expressaram o desejo de fortalecer o trabalho em coletivos e cooperativas , e para promover alternativas em relação ao comércio , foi sugerido agroecologia eo potencial para desenvolver schools.It agrária virtual que ActionAid poderia apoiar os movimentos com uma estratégia de comunicação para compartilhar atualizações e documentar as lutas , e para melhorar as ligações entre grupos regionais e as lutas locais e nacionais.

Professor Jaya seguiu o painel de discussão com uma síntese das principais questões em todos os países , e ressaltou que, apesar da complexidade da agenda e do potencial desconexão entre grupos de luta , houve uma forte necessidade de alianças e redes - e que as conexões de maior necessidade existir entre as lutas e, a nível local, regional, nacional e internacional. Ela também reconheceu os desafios com estas ligações , no entanto, o acesso à tecnologia e linguagem barreiras. Os participantes foram convidados a considerar o papel do Estado nessas lutas e repensar nossos movimentos neste contexto. Ela também destacou a necessidade de olhar para a realidade de disponibilidade de terras , e uma reestruturação da economia fora da agricultura para dar emprego e meios de subsistência : " A terra não deve ser uma responsabilidade , mas deve ser uma mais-valia para os agricultores " .

"A terra é de volta à agenda " : Na sua primeira reunião como novo CEO da ActionAid International, Adriano Campolina esclareceu narrativa , a ideologia da ActionAid e abordagem baseada em direitos , andemphasised seu desejo de " construir alianças , compreender e respeitar nossas diferenças e avançar juntos . " Ele observou que , após as crises financeiras e econômicas , " o Estado está voltando à questão agrária , mas na direção errada " e salientou que foi necessária uma abordagem diferente para lidar com a aliança de energia que está sendo formada entre os Estados, as empresas multinacionais e elites locais. Ele perguntou como ActionAid poderia vir junto com outros movimentos para construir alianças fortes o suficiente para ser capaz de lutar de volta : " . Nenhum de nós só vai ser capaz de enfrentar uma aliança tão poderosa " Ele enfatizou presença forte e enraizada da ActionAid a nível local através da globo , onde podemos formar um nível fundamental de resistência - resistir , campanha, recuperar e redistribuir a partir do nível local - e de gerar alternativas para lidar com políticas públicas. A formulação da campanha grilagem de terras pela ActionAid se destina a abordar a questão agrária em um nível global.

Uma discussão aberta seguiu o discurso de Adriano , onde os participantes sugeriram possíveis áreas de colaboração / apoio e expressou o desejo por esses diálogos para continuar. A importância de considerar todas as coisas relacionadas à forma como as culturas e dignidade estão sendo destruídas por empresas multinacionais , bem como a perda de recursos naturais , incluindo a terra - foi destacada : "A luta pela terra é uma luta para a humanidade. " Assim como a necessidade de levar esta questão politicamente para que possamos ultrapassar os limites em torno desta luta. O grupo compartilhou a sensação de que era importante que uma organização não levar por diante as lutas , mas que wework para uma estratégia compartilhada e objetivo comum. A importância da juventude que joga um papel na questão agrária foi notado , e que ActionAid devem estar juntos com os movimentos sociais para apoiar os defensores dos direitos humanos. Houve também um reconhecimento de que a conferência não tinha tido tempo para se concentrar em corpos costeiras e meios de subsistência, e um pedido para que os estudos possiblycommission ActionAid para esta área pouco estudada . Todos os comentários foram levados a bordo por Adriano , em nome da ActionAid . Um sentimento predominante de solidariedade e ansioso para maior envolvimento e colaboração foi expressa nesta sessão , e uma necessidade de definir uma agenda e uma estratégia para lutar pelos direitos à terra dos pobres comum.

Biranchi Upadhyaya então liderou uma sessionon a próxima campanha ActionAid Internacional contra a grilagem de terras , descrevendo porque ActionAid decidiu trabalhar sobre esta questão, e requestingfeedback e entrada a partir dos movimentos sociais presentes . O feedback dos participantes incluiu a sensação de que a campanha foi importante, mas foi fundamental para garantir que o elemento de grilagem de terras da defesa "não demitir ou desencaminhar a verdadeira luta pela reforma agrária . " Foi sugerido que um aspecto importante da a questão grilagem de terras é a especulação financeira , o que não está ao alcance dos movimentos sociais e, talvez, AA está em uma posição para resolver esta questão. Outro ponto foi o de abordar a questão da inclusão social dos Dalits ao lado de distribuição de terras , bem como a importância de fortalecer as estratégias locais em torno de grilagem de terras por desenvolvedores de usar a campanha de imposto como um ponto de entrada . A clara necessidade de "próximos passos" nesta batalha foi identificado , uma vez que temos a terra de volta , o que acontece em seguida ? Biranchi confirmou que esses comentários seriam levados para a frente , a fim de refinar a estratégia de campanha , e afirmou a importância de vincular -se em torno desta questão - particularmente em "momentos -chave" - ea importância de estabelecer fóruns e oportunidades , onde as informações podem ser compartilhadas.

" Vamos ser o vento nas costas uns dos outros nesta luta . " A sessão final reuniu as estratégias para o futuro. Estes incluíram a necessidade de construir um movimento internacional da terra , e da importância de educationand ocupação de terras como uma estratégia para lidar com grilagem de terras . Foi sugerido que um fórum e estratégia de comunicação para a troca de pontos de vista sobre este assunto , se necessário , para garantir a melhor conectividade em diferentes níveis. Facilitar o intercâmbio de agricultor para agricultor foram sugeridos como formas tangíveis para compartilhar a aprendizagem e para a construção fortemente ligadas , movimentos melhor enraizadas no futuro. A necessidade de agendas políticas abrangentes para apoiar intervenções alternativas, como a agroecologia , foi destacada . Assim como o desejo de formar melhores alianças com movementswhen social, poder enfrentar , de modo a ser capaz de transportar mensagens comuns e exercer mais influence.Women e youthshould ser central para esta luta , e foi sugerido que as redes ActionAid activista e programas de formação sobre terra ser ligado a movimentos sociais , para que possamos construir vozes globais de jovens. Uma outra sugestão para a ActionAid era para ser mais estratégica em torno da nossa condução e enquadramento da investigação , e para compilar documentos e analisar os problemas que estamos a trabalhar para a divulgação e para fortalecer nossa análise. Um apelo final da ActionAid foi para os movimentos sociais para " desafiar -nos de volta " sobre a forma como nos envolvemos como CSO, e como mudar a dinâmica nesses espaços globais.

No discurso de encerramento final, Sehjo e Sandeep reiterou theiraspirationthat este encontro seja o primeiro de muitos, eo diálogo enriquecedor que pode ser realizada quando os movimentos afins vêm juntos. Espera-se que esta conferência de dois dias vai ter forjado e fortaleceu as relações entre a ActionAid e estes movimentos e iniciar o diálogo e as alianças em torno da reforma agrária e as iniciativas de agricultura sustentável futuro , e para construir a solidariedade , para que possamos levar adiante essa luta juntos. ActionAid está empenhada em continuar esse engajamento crítico em 2014 e além, e irá identificar fóruns e oportunidades onde podemos nos unir para compartilhar informações e manter essas conexões vivo.

Enormes agradecimentos vão para JNU e ActionAid Índia para sediar este diálogo de forma tão eficaz , em especial para Byomkesh e Mukesh por todo o apoio logístico , e Ruchi Tripathi da ActionAid Internacional para imaginar a conferência e fazer isso acontecer. E obrigado a todos os participantes que tomaram o tempo para participar neste diálogo importante , que esperamos ser o primeiro de muitos.

Nenhum de nós só vai ser capaz de enfrentar uma aliança tão poderosa "
Adriano Campolina , diretor executivo de entrada ActionAid Internacional